O óxido nítrico é um gás produzido pelas células que recobrem o interior das vias respiratórias (nariz, seios paranasais e brônquios).
A asma é caracterizada pela inflamação das vias respiratórias. Por isso, o óxido nítrico é utilizado como parâmetro para indicar o grau de inflamação das vias respiratórias inferiores e despistar ou avaliar a gravidade da asma.
Em indivíduos saudáveis, os níveis de óxido nítrico no ar expirado variam de 10 a 20 partículas por bilião (PPB) enquanto asmáticos não controlados e estabilizados apresentam valores superiores a 25 PPB.
A medição do óxido nítrico é feita através de um dispositivo chamado Niox®. Este aparelho é capaz de determinar em poucos segundos a concentração do gás no ar expirado.
O doente deve realizar uma expiração profunda e, em seguida, uma inspiração com a boca no aparelho, o que garante uma respiração sem óxido nítrico.
Posteriormente e sem retirar o bucal expira por cerca de 10 segundos no aparelho.
A medição do óxido nítrico não traz nenhum perigo, nem risco de contágio, para o doente, porquanto utiliza-se material descartável.
O teste é pode ser realizado em crianças, usualmente com mais de quatro anos.