Conselhos para a Alergia ao látex
A incidência de reacções alérgicas sérias para látex aumentou nos recentes anos. Trabalhadores da saúde e outros que frequentemente são expostos a produtos que contêm látex deveriam estar atentos à possibilidade de desenvolver uma reacção alérgica aos produtos de látex.
Sobre Alergia ao Látex
O que é alergia de látex?
- Alergia de látex, ou hipersensibilidade, acontece quando o sistema imunológico do corpo reage as proteínas do látex de borracha natural. O sistema cria uma ” defesa ” que pode causar uma sensação desagradável e, em alguns casos, sintomas são ameaçadores. É o mesmo tipo de reacção alérgica visto quando indivíduos que são alérgicos ao veneno da abelha recebem uma picada de abelha.
O que activa a reacção do sistema imune?
- Alguns indivíduos têm anticorpos específicos que os fazem hipersensíveis as proteínas de látex natural. Também, várias substâncias químicas que são somadas ao látex durante seu processo e podem ser responsáveis pôr algumas reacções na pele.
Sobre Látex de Borracha Natural
O que é látex de borracha natural?
- Látex de borracha natural é um produto derivado quase exclusivamente do braziliensis de hevea árvore achada no Brasil, África, e Ásia. Látex de borracha natural não deveria ser confundido com butyl – ou borrachas sintéticas derivada do petróleo.
Que produtos contêm látex?
- Látex é um componente comum de muitos materiais médicos e inclui as luvas, seringas, estetoscópios, catéteres e bandagem. Muitos destes dispositivos médicos entram em contacto com membranas mucosas que aumentam a absorção de proteínas de látex que podem activar uma reacção alérgica. Frequentemente são implicadas luvas de látex em reacções alérgicas devido à exposição directa repetida das mãos as proteínas de látex ou devido a proteínas de látex aerotransportadas.O látex é achado em 40,000 produtos de consumo, inclusive preservativos, balões, solas de sapato atléticas, pneus, roupa íntima, brinquedos de borracha.
Sintomas de Alergia de Látex
- Alergia para proteínas de látex é um problema médico novo com sintomas semelhantes vistos em indivíduos que são alérgicos ao veneno da abelha. Reacções a exposição são geralmente agudas e podem dar febre ou asma, com sintomas como congestão nasal, respiração com dificuldade. Os casos mais severos podem resultar em anafilaxia uma reacção fatal que afecta muitas partes do corpo imediatamente. Os sintomas são normalmente imediatos, podem incluir uma subida perigosa na tensão arterial, pele avermelhada, dificuldade ao respirar, inflamação da garganta e língua, e perda da consciência.
- Como os sintomas se desenvolvem?
- Na maioria dos casos, a alergia ao látex se desenvolve depois de exposições repetidas ao látex. Nem sempre o contacto físico directo com o látex ou produtos com látex activa uma reacção alérgica.
Indivíduos em Risco
Quem está em maior risco para ter alergia de látex?
- O maior risco são os indivíduos que estão expostos repetidamente a produtos que contêm látex, particularmente:
- Doentes com uma longa história de procedimentos cirúrgicos ou reincidentes, como crianças com espinha bífida.
- Pessoal de cuidado da saúde e outros que usam luvas de látex.
- Indivíduos com exposição profissional, como trabalhadores envolvidos na fabricação de luvas de látex, preservativos ou catéteres.
Outros factores de risco são:
- Uma história de outros problemas alérgicos.
- Uma história de alergias a comida, frutas tropicais, avelãs, castanheiro.
- Dermatite severa em um indivíduo que usa luvas de látex.
Prevenção na Alergia ao Látex Natural
- Deveriam ser revistos todos os produtos e dispositivos médicos que entram em contacto com indivíduos de risco para determinar o conteúdo de látex. Uma etiqueta de “hipoalérgico ” não significa que um produto é látex-livre.Em geral, deveriam ser usadas luvas de látex com um baixo teor de proteínas de látex, livres de pós ou livres de látex (nitrido ou vinil).
- Trabalhadores da saúde com uma história de irritações na pele , ou dermatite de contacto, deveriam usar luvas alternativas (que pode incluir luvas de látex) e tratamentos tópicos para aliviar os sintomas delas. Deviam ser tomados cuidados na escolha dos tratamentos da dermatite de